Dieta no final de semana e desempenho: você sabe o quanto eles se influenciam?

Você segue seu planejamento alimentar durante toda a semana. E quando chega o final de semana, o que você faz? Mantém a dieta, faz uma refeição livre ou come o que quiser em todas as refeições?

Se você almeja melhorar seu desempenho em determinada modalidade, é necessário ter disciplina tanto no treino quanto na alimentação. Então, neste post você verá como lidar com isto e qual a relação entre dieta no final de semana e desempenho.  Verá também dicas para que você possa comer algumas coisas que gosta e manter sua evolução constante.

Comer sem nenhum controle e abandonar todo planejamento pode fazer com que você ganhe muita gordura. E isto a longo prazo irá prejudicar tanto sua saúde quanto a melhora do seu desempenho.

 

Índice

Você pode comer o que quiser no final de semana?

      O que o alto consumo de calorias faz?

Dieta no final de semana e desempenho: qual a relação?

      Consequências da dieta

Como fazer dieta no final de semana

Concluindo

 

Você pode comer o que quiser no final de semana?

Quando seu objetivo é a melhora do seu desempenho em algum esporte, sua dieta provavelmente será rica em calorias. Este alto consumo de calorias serve para fornecer ao corpo nutrientes específicos em quantidade adequadas.

Desta forma nosso corpo, pelo estímulo do treinamento, pode fazer as adaptações necessárias para evoluir e melhorar a performance.

E para melhorar estas adaptações, uma boa alimentação é fundamental, confira neste post o que comer nas refeições próximas ao seu treino.

Normalmente, atletas costumam consumir bastante caloriaspor dia, justamente porque gastam muito nos treinos. E alguns acreditam, que por conta disso, quanto mais comerem, melhor. Porém, todo corpo tem um limite na velocidade em que pode se adaptar em resposta ao treino.

Então, achar que pode comer o que quiser no final de semana é um erro que você deve evitar. Abandonar a dieta por 2 dias é suficiente para você ingerir calorias muito além do que você precisa, o que leva a vários pontos negativos.

 

O que o alto consumo de calorias faz?

O excesso de calorias vai favorecer um grande acúmulo de gordura corporal. Com isso, haverá ganho de peso exagerado e favorece problemas no metabolismo que podem resultar em mais ganho de gordura a longo prazo. Não sendo bom nem para melhora de desempenho nem para sua saúde.

Além disso, para quem visa a performance, aumentar muito o peso pode não ser interessante. Pois se está pessoa precisar se enquadrar em determinada faixa de peso, isto irá dificultar a dieta mais para frente quando precisar atingir determinado peso.

Fazer uma refeição livre fora da dieta já acrescentará provavelmente muitas calorias a mais. Imagine um dia inteiro comendo o que quiser? Ou dois dias inteiros?

Então, comer muito mais do que seu corpo precisa não adianta, é preciso dar tempo para o corpo evoluir.

Por isso é importante ter uma dieta bem elaborada para o seu metabolismo e tipo de atividade física. Assim, com a evolução gradual do seu físico, a dieta deve seguir os mesmos passos.

 

Dieta no final de semana e desempenho: qual a relação?

Pode parecer desnecessário e chato fazer dieta no final de semana. Mas como vimos acima, exagerar nestes dias não é uma boa opção a longo prazo.

E além disso, é normalmente nos finais de semana onde há treinos e competições. E exagerar na alimentação pode causar desconfortos gastrointestinais além de algum problema mais sério com o consumo de algum alimento fora da validade por exemplo.

Vamos ver um um exemplo de uma pessoa que faça uma dieta com 2000kcal por dia. Se ela for em um fast food e comer um lanche e uma batata, facilmente consumirá quase 1000kcal. Se optar por uma sobremesa ela irá ingerir em uma única refeição quase que todas as calorias programadas para o dia inteiro.

hambúrguer e batata frita

E como esta pessoa não fará somente uma refeição neste dia, com certeza ela irá consumir muitas calorias a mais.

Desta forma, é por isso que não é recomendado largar totalmente a dieta no final de semana. Mas, isto não quer dizer que você não possa comer algo fora da dieta. Porém é necessário ter um controle e não exagerar.

 

Consequências da dieta

Neste tipo de dieta é comum haver certo ganho de gordura por estar consumindo mais calorias do que gasta. Porém, é um ganho mínimo e controlado.

Quando você não  controla a alimentação e ganha muita gordura, além de prejudicar seu físico, sua performance, também afeta sua saúde. E isto vai prejudicar seus resultados. Por isso dieta no final de semana e desempenho estão relacionados.

Um dos motivos porque isto ocorre é que a alta ingestão de calorias, que normalmente é proveniente de nutrientes com baixo valor nutricional, leva a uma resistência ao hormônio insulina. Hormônio este que controla a utilização de alguns nutrientes ingeridos, principalmente os carboidratos.

E isto por sua vez, irá favorecer a um maior acúmulo de gordura, por exemplo.

No tópico a seguir você verá formas de como comer coisas fora da dieta e continuar tendo bons resultados!

 

Como fazer dieta no final de semana

Um dos pontos mais importantes para fazer refeições livres e ainda assim manter uma boa dieta é a com relação a quantidade e a frequência destas refeições.  Então, para continuar tendo bons resultados é preciso ter atenção à alguns detalhes.

  1. Mantenha o máximo possível da sua dieta no final de semana: um jeito de facilitar isto é deixando algumas refeições prontas. Isto evita de você comer qualquer coisa.
  2. Reduza a quantidade de alimentos: se você, por exemplo, já sabe que vai sair para jantar ou almoçar em um local diferente, procure reduzir um pouco a quantidade de alimento das outras refeições. Isto ajuda a diminuir um pouco o impacto das calorias. Diminua principalmente carboidratos e gorduras, que normalmente são os nutrientes que acabamos exagerando quando saímos para comer algo diferente.
  3. Opte por opções saudáveis: se você vai sair para comer mais de uma vez no final de semana, procure em uma delas optar por pratos mais leves. Desta forma, você ainda pode sair para confraternizar e não sair da dieta. Atualmente muitos restaurantes tem diversas opções saborosas e saudáveis no cardápio.
  4. Evite rodízios: neste tipo de local é muito fácil se perder na quantidade de alimento ingerida e extrapolar.
  5. Receitas fitness: hoje em dia temos a disposição diversas receitas muito saborosas que utilizam ingredientes muito mais saudáveis. Mas lembre-se, não é porque a receite utiliza alimentos saudáveis que podemos exagerar.
  6. Mulher se aquecendo para treinarMantenha sua rotina de treinamento: aproveite que no final de semana normalmente se tem mais tempo livre e faça seu treinamento. Isto irá aumentar seu gasto calórico do dia, diminuindo o impacto de refeições livres.

Uma última dica bem importante é: planeje sua rotina para potencializar seus resultados. Neste post você formas de se organizar que vão facilitar muito seu dia a dia.

 

Concluindo

  • Para melhorar seu desempenho é necessário ter disciplina tanto no treino quando na alimentação . Por isso a dieta no final de semana e desempenho andam juntas.
  • Abandonar a dieta no final de semana resulta em um consumo alto de calorias
  • Ingerir muitas calorias a mais do que seu corpo precisa irá causar diversos malefícios, como por exemplo: ganho de peso e gordura corpora, resistência a insulina, perda de performance.
  • O ideal é que se mantenha o máximo possível da dieta no final de semana
  • Quando chegar o final de semana, algumas dicas podem ajudar a amenizar o impacto de refeições livres, como por exemplo: reduzir a quantidade de alimento das outras refeições, optar por refeições mais saudáveis, evitar rodízio, fazer receitas fitness e manter a rotina de treinamento.

 


Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890