Como fica a sua dieta vegetariana/vegana no final de semana para mudar composição corporal? Você mantém ou esquece dela?

Devido a diversos fatores, como a rotina agitada da semana, quando chega sábado e domingo as pessoas querem relaxar e descansar. E muitas vezes, isso inclui descansar da dieta e da rotina, e comer o que tem vontade.

Apesar de isso ser benéfico tanto para o corpo quanto para a mente, é importante ter atenção para não se tornar uma regra. Em que todo final de semana você abandone sua dieta, sua rotina ou seu treinamento.

Neste post, você verá como lidar da melhor forma com a sua rotina alimentar no final de semana. Desta forma você poderá aproveitar esses dias em que normalmente se sai um pouco da rotina da melhor forma possível e ainda ter bons resultados na mudança de composição corporal.

Índice

Você pode comer o que quiser no final de semana?

O que acontece se você exagera na alimentação?

Dicas de como fazer dieta no final de semana para mudar composição corporal

Concluindo

Você pode comer o que quiser no final de semana?

Poder, pode! Mas para isso você deve levar algumas coisas em consideração primeiro.

Quando se trata de uma dieta de mudança da composição corporal, em que se visa o ganho de massa muscular e a perda de gordura ao mesmo tempo, a alimentação deve estar muito bem planejada para o seu corpo e sua rotina.

Além disso, é um tipo de dieta em que não há muito espaço para errar. Nem para mais nem para menos na ingestão de calorias.

Então como é uma dieta que deve ser bem controlada para ter bons resultados, como você vai lidar com ela no final de semana é muito importante. Visto que se você exagerar em uma refeição, você pode consumir facilmente mais da metade das calorias recomendadas para o dia inteiro.

Fazer uma refeição livre uma vez ou duas não tem problema dependendo do quão rápido você quer alcançar determinado objetivo. Se você tem pressa para alcançar determinado objetivo, quanto menos você desviar do planejamento, melhor.

Uma dica simples se você pretende comer alimentos fora da dieta mais de uma vez no final de semana, é controlar a quantidade.

Você pode, por exemplo, comer um pedaço médio de lasanha em uma refeição e em outra tomar um milk-shake após sua refeição normal de dieta. Fazer isto é melhor do que comer vários pedaços de lasanha e ainda depois comer um lanche mais o milk-shake.

pizza dieta vegetariana/vegana no final de semana

Então se você sabe que irá “furar” a dieta mais de uma vez, não exagere na quantidade. Você também pode reduzir um pouco a quantidade de carboidratos e gorduras da sua alimentação normal para ajudar a controlar um pouco a ingestão de calorias do dia.

O que acontece se você exagera na alimentação?

Como dito anteriormente, quando você sai para comer, dependendo de onde você for, facilmente é ingerido centenas a milhares de calorias em uma única refeição.

Se você faz isso só no final de semana, e durante a semana você mantém uma boa alimentação, com relação a saúde, provavelmente não terá grandes malefícios.

Mas, se você tem o objetivo de perder gordura e ganhar massa muscular, provavelmente seus resultados serão discretos. Isto porque você controla a ingestão de calorias e nutrientes durante a semana. E quando chega no final de semana, acaba exagerando na comida e na quantidade. Desperdiçando toda a dieta feita nos dias anteriores.

Por isso, a principal mensagem é: você pode comer alimentos diferentes uma vez ou outra na semana, mas controle a quantidade e a frequência destas escapadas da sua alimentação normal. Procure manter o possível da sua dieta vegetariana/vegana no final de semana para mudar composição corporal.

Quanto mais longe você desvia da sua alimentação, mais devagar serão os resultados que você quer conseguir.

Se você quer mudar sua composição corporal, outros erros são possíveis de acontecer e dificultar seus resultados. Fizemos um post falando sobre os principais erros para você evitar!

Dicas de como fazer dieta vegetariana/vegana no final de semana para mudar composição corporal

restaurante Dieta no final de semana para mudar composição corporal

A melhor forma de sair um pouco da dieta e ainda continuar tendo bons resultados é planejando como será seu final de semana. Apesar de algumas coisas serem imprevisíveis, algumas podemos tomar alguns cuidados.

Tenha refeições prontas. Esta é uma boa forma de você não sair da dieta por que não tem nada pronto ou quer descansar. Ter algumas refeições prontas na geladeira será mais fácil você manter a dieta no final de semana.

Reduzir a ingestão de carboidratos e gorduras. Este são os macronutrientes que acabam sendo extrapolados quando comemos fora. Então se você sabe que vai sair para comer, reduza um pouco consumo destes nas outras refeições.

Escolha as opções mais saudáveis. Atualmente é fácil encontrar boas opções vegetarianas/veganas nos restaurantes. Assim, você pode sair com seus amigos e ainda manter uma boa alimentação.

Controle a quantidade. Como mencionado antes, um dos principais problemas quando se sai da dieta, as vezes não é nem pelo tipo de comida em si. Mas sim, pela quantidade consumida.

Evite rodízios. Reserve as idas aos rodízios para dias especiais. É muito fácil perder a noção da quantidade de alimento consumida. Então, não é interessante ir com muita frequência.

Receitas fitness. Estas receitas são boas opções para matar a vontade de doces por exemplo. Atualmente há diversas opções vegetarianas/veganas bem menos calóricas e mais nutritivas de doces tradicionais. Receitas que ficam tão ou até mesmo mais gostosas.

Treine. Se você tem uma programação de treino no final de semana, não perca. Treinar ajuda a manter seu gasto calórico e metabolismo mais ativo. Assim, diminuindo o impacto de eventuais escapadas da dieta.

E se você tem dúvidas ou dificuldade em se organizar, fizemos um post para te ajudar com algumas dicas de como planejar sua rotina alimentar.

Concluindo

  • É importante manter o máximo da dieta vegetariana/vegana no final de semana para mudar a composição corporal
  • É possível comer o que quiser no final de semana. Porém, é preciso controlar a quantidade e a frequência destas escapas da alimentação padrão.
  • Exagerar na alimentação fora da dieta no final de semana para mudar composição corporal pode atrasar ou até mesmo tornar os resultados imperceptíveis.
  • Procure ter algumas refeições prontas na geladeira. Assim você evita de sair da dieta por não ter nada pronto e querer descansar.
  • Reduza a ingestão de alimentos em algumas refeições nos dias em que você já planejou fazer uma refeição livre.
  • Nos restaurantes, procure por opções mais leves e saudáveis. E além disso, não vá em rodízios com muita frequência.
  • Procure por receitas fitness alternativas aos alimentos tradicionais.
  • Mantenha sua rotina de treinos.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890