Algumas pessoas não ligam muito para doces. Mas se você é daqueles que adora comer algo doce todos os dias, fazer dieta pode ficar bem difícil.

O hábito de consumir doces seja após uma refeição ou em outro momento do dia é bastante comum e difícil de se abandonar. É claro que o consumo de doces frequentemente e em excesso vai atrapalhar seus resultados na mudança de composição corporal.

Porém, excluir totalmente da sua rotina, talvez não seja a melhor estratégia.

Por isso, neste post você verá dicas de como controlar a sua ingestão de doces e se existe algum horário que é melhor consumir.

 


Índice

Por que você deve controlar o consumo de doces?

Quantidade X frequência

Receitas fitness

Melhores momentos para comer doces na mudança de composição corporal

Doces e sentimentos

Concluindo 


Por que você deve controlar o consumo de doces?

Os doces tradicionais são ricos em açúcares e gorduras. O primeiro fornece carboidratos da rápida absorção, te deixando com fome muito rápido. O segundo é o macronutriente mais calórico. E além disso as gorduras presentes nos doces normalmente são gorduras ruins, saturada, hidrogenada por exemplo.

É por isso que o consumo deste tipo de alimento deve ser moderado. São calóricos e pobres em nutrientes essências. Então, doces na mudança de composição corporal, se não bem controlado irá prejudicar seus resultados.

A qualidade dos alimentos é bastante importante também para você ter melhores resultados. Saiba mais aqui!

O alto consumo está relacionado ao ganho de peso, alta liberação do hormônio insulina que irá favorecer o acúmulo de gordura por exemplo, e em casos mais graves o desenvolvimento de diabetes.

Quantidade X frequência

Quando excluímos totalmente o doce da dieta, a vontade aumenta muito, e no momento em que você se permitir, provavelmente vai acabar exagerando muito. Esse efeito rebote é muito comum quando você faz uma restrição muito severa.

Então, uma conduta de dieta que evita isto é se permitir comer doces na mudança de composição corporal. Você pode optar por doces fitness, ou até mesmo comer o doce de verdade, que mata sua vontade, e consumi-lo em pequenas porções ao longo da semana.

É mais vantajoso comer o doce numa frequência menor e em pequena quantidade, comendo o doce para matar a vontade quando ela estiver pequena. Do que tentar excluir totalmente da rotina, e deixar essa vontade ficar muito grande e descontrolar, comendo muito de uma vez só.

barra de chocolate

Por exemplo, é melhor você ter na sua rotina alimentar uma porção de chocolate algumas vezes na semana e controlar o seu desejo por doces, do que evitar a semana inteira e chegar no final de semana e comer uma barra inteira de uma vez.

Falando nisso, temos um post com várias dicas para que você saiba como conseguir fazer uma boa dieta mesmo no final de semana.

Além disso, fazer o consumo de pequenas porções de doces em determinados horários do dia pode não ser tão mal assim. Você verá mais detalhes no tópico a seguir.

 

Receitas fitness

Atualmente temos disponíveis diversas receitas fitness, doces e salgadas, das mais simples até as mais elaboradas.

Estas receitas, apesar de também possuírem calorias como as versões tradicionais de algumas receitas, são calorias com mais nutrientes de qualidade na maioria dos casos.

Optar por estas receitas no lugar dos doces tradicionais que são ricos em açúcares e gorduras “ruins” no dia a dia pode fazer uma grande diferença. Tanto na sua saúde, nos seus resultados e também no seu comportamento.

Afeta seu comportamento porque você não cria o hábito de evitar o consumo de qualquer doce em dieta. E quando se cria essa exclusão de qualquer doce da sua dieta, no primeiro momento que você se permitir comer é bem provável que você exagere na quantidade.

E isto, com o tempo pode gerar distúrbios alimentares. Por isso é importante não ter alimentos proibidos. É preciso saber comer com equilíbrio, controlar a quantidade e a frequência.

Quando for escolher alguma receita fitness, ou mesmo algum doce fitness pronto, veja os ingredientes e a tabela nutricional. É um erro na dieta comum. Algumas pessoas optam pelo doce fitness, mas exageram na quantidade.

Como dito antes algumas receitas possuem a mesma quantidade calórica, mas com ingredientes mais saudáveis. Outras podem possuir calorias bem abaixo do doce tradicional.

  

Melhores momentos para comer doces na mudança de composição corporal

O consumo de doces, devido a sua composição, causa um grande aumento na liberação do hormônio insulina e nos níveis de açúcar no sangue. A insulina é um hormônio responsável principalmente pela captação da glicose proveniente dos carboidratos para dentro das células.

Pensando nisto, se você está em uma dieta para perda de peso e ganho de massa muscular, sua dieta deve estar muito bem ajustada. Então, se você quer fazer o consumo de doce existem alguns momentos melhores para se fazer isso e ainda ter bons resultados.

Um dos melhores momentos é consumir doce após o seu treinamento. Em vez de utilizar algum carboidrato em pó, como waxy maize ou dextrose, você come uma porção do doce de sua preferência. Pois é um momento em que o aumento da insulina no corpo será benéfico para a sua recuperação e crescimento muscular.

Outro momento interessante é consumir doce após refeições ricas em fibras e proteínas por exemplo. A presença destes alimentos fará com que o doce não eleve rapidamente o açúcar no sangue.

Além disso, após uma refeição completa, você não estará com tanta fome, tornando mais fácil controlar a ingestão dos doces.

carne, salda, legumes

Diferentemente do pós treino onde o aumento de insulina é aceitável, nas outras refeições ao longo do dia, é interessante mante a liberação deste hormônio o mais controlada possível.

 

Doces e sentimentos

Esta é uma dica importante, mas que pode ser um pouco difícil de aplicá-la no início.

Muitas vezes o consumo de doces é feito não por uma vontade específica do alimento. Mas sim, para trazer um conforto emocional quando se está triste, cansado ou estressado, por exemplo.

A utilização de alimentos como “anestésicos” emocionais é bastante comum. Se você conseguir identificar estes momentos, talvez você perceba que nem está com vontade comer doce na realidade.

Procure prestar atenção nos momentos em você mais tem vontade de comer doces. E comece a observar o que você sente neste momento.Identificar os seus sentimentos é o primeiro passo para você cuidar do seu problema de outra forma, sem que precise sempre de um conforto através dos doces.

 

Concluindo

  • O consumo exagerado de doces na mudança de composição corporal pode atrapalhar bastante. Mas se você seguir algumas dicas, poderá consumir de forma a não atrapalhar seus resultados
  • Comer doces em excesso pode ser prejudicial a sua saúde. Podendo levar, por exemplo, à: ganho de peso e diabetes.
  • Controle a quantidade e a frequência que você consome doces. Na maioria dos casos é preferível que você consuma pequenas porções durante semana do que se privar por muitos dias e depois exagerar no consumo.
  • Utilize receitas fitness. Pois normalmente são mais nutritivas, algumas possuem menos calorias, menos açúcares e gorduras.
  • Há alguns momentos que são melhores para comer doces. Como por exemplo: após uma refeição completa ou após sua sessão de treinamento.
  • O consumo de doces muitas vezes está relacionado ao nosso estado emocional. Então, comece a prestar atenção em como você está se sentindo quando quer comer algum doce

 


Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Revisado por Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890