Ao conversar com nossos pacientes, é notável que o consumo de peixe não é tão habitual quanto o de  frango ou carne vermelha. Muitos tem dificuldade na hora de preparar, não sabem quais temperos usar, ou como preparar.  Por isso preparamos essa receita de filé de peixe com semente de chia, é prática, e bem saborosa. Ideal para as inovar as principais refeições.

É importante incluir peixe em suas refeições, cerca de 3 vezes por semana. Para que você possa usufruir de seus benefícios. Dentre eles podemos destacar:

• Boa fonte de vitamina D: O peixe é uma das melhores fontes de vitamina D vinda da alimentação. A falta dessa vitamina é um fator de risco para o aparecimento de doenças como: diabetes, doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças autoimune. Além disso, a vitamina D tem um papel importante na absorção de cálcio do nosso organismo, evitando doenças como osteoporose;
  • Fonte de Ômega-3: O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada benéfica a saúde, do tipo essencial, ou seja, o corpo não produz. Portanto a necessidade desse tipo de gordura precisa ser suprida através da alimentação.
    Esse ácido graxo tem um papel muito importante na absorção de vitaminas lipossolúveis, tais como: vitamina A, vitamina E, e a vitamina K. Além disso o ômega-3, tem ação anti-inflamatória, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, a controlar a pressão arterial, auxilia na redução dos níveis de colesterol e de triglicérides no sangue.
  • Fonte de proteína: O peixe pode ser usado como fonte de proteína animal nas principais refeições, assim como a carne vermelha e o frango. Uma alimentação rica em proteína auxilia tanto quem quer perder peso, quanto quem quer ganhar massa muscular. Pois ajuda a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo a frequência de episódios de compulsão alimentar, grande vilã de quem quer perder peso. Para quem tem o objetivo de ganhar massa muscular, ter uma alimentação rica em proteína irá auxiliar tanto na formação na recuperação do tecido muscular.
 Essa receita também é uma opção de incluir a chia em sua alimentação. Esse grão é rico em vitaminas minerais e antioxidantes. Vale destacar que a chia é um boa fonte vegetal de cálcio e ferro. Muito indicada para vegetarianos e veganos. Ou até mesmo para aqueles são, intolerantes a lactose pois, acabam tendo dificuldade para encontrar alimentos fonte de cálcio.
A chia também é rica em antioxidantes, que são responsáveis por inibir a formação de radicais livres, evitando assim o envelhecimento precoce, e doenças como câncer. Além disso, é uma boa fonte de fibras e de proteína o que ajuda no processo de emagrecimento pois dá saciedade.
Confira a receita!

Ingredientes

• 1 kg de filé de pescada branca, merluza, ou salmão;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Suco de 1 limão;
  • Pimenta do reino a gosto;
  • Sal a gosto;
  • 1 xícara de semente de chia;
  • Azeite a gosto.

Modo de Fazer

1. Tempere o filé de peixe com o alho, o suco de limão, a pimenta do reino e o sal;
  2. Deixe  descansar por 1 hora;
  3. Use a semente de chia para empanar, distribua os filés em um refratário untado com azeite;
  4. Cubra-o com papel alumínio e leve-o ao forno médio para assar por uns 25 minutos;
  5. Nos últimos 5 minutos retire o papel alumínio, regue com mais azeite e deixe dourar.

Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho