O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa. Dessa forma, a menopausa (última menstruação) é um fato que ocorre durante o climatério. Estatisticamente, a mulher na menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até  os 65 anos.  Popularmente o período do climatério é conhecido como menopausa. A mulher na menopausa pode sentir diversos sintomas.

Os sintomas mais comuns da mulher na menopausa são:

• Fogachos, transpiração aumentada, palpitações, calafrios
  • Transtornos emocionais, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, depressão moderada
  • Envelhecimento da pele: perda de elasticidade, ressecamento, atrofia, diminuição da produção de vitamina D
  • Aumento da frequência urinária, incontinência, redução da libido, redução na lubrificação vaginal, riscos de infecção
  • Osteoporose e risco cardiovascular
  • Aumento do peso corporal, principalmente na região abdominal

Alimentação na menopausa

Uma alimentação balanceada pode ajudar a minimizar estes sintomas. Veja algumas dicas básicas para melhorar a alimentação na menopausa.
  • Procure incluir ao menos 5 porções de frutas, verduras e legumes por dia
  • Prefira as versões integrais dos alimentos,  são ricos em fibras e diversas vitaminas, minerais, e compostos bioativos.
  • Evite alimentos ultra processados, a alimentação quanto mais fresca ou com um preparo mínimo melhor!
  • Evite alimentos muito gordurosos, fontes de gordura saturada, como carnes gordurosas, embutidos, frituras
Os efeitos da queda hormonal podem ser minimizados, pois certos tipos de alimentos ajudam na modulação de reações bioquímicas do organismo, como por exemplo, as isoflavonas presentes na soja, o resveratrol que está na casca das uvas roxas, e as lignanas encontradas na linhaça.
O consumo de cálcio é essencial para minimizar a redução de massa óssea. O cálcio está presente no leite, iogurte e queijos, e nos vegetais verdes escuros (brócolis, espinafre) e no gergelim. Para melhorar a absorção de cálcio, é interessante consumir fontes de magnésio na mesma refeição, as castanhas são ótimas opções.

Melhorando a qualidade de vida

A prática de atividade física regular também é essencial alivia dos sintomas do climatério. Além disso, evite o fumo, consumo de álcool e uso de drogas, eles intensificam os sintomas.
Procure sempre um médico para avaliar necessidade de tratamento medicamentoso.