Existem diversos suplementos para corredores disponíveis nas lojas. Mas você sabe quais deles realmente valem a pena investir?

Devido a uma maior popularização dos suplementos esportivos, o número de marcar e tipos de produtos aumentaram bastante. Por isso, é importante buscar orientação para saber quais são os melhores e quais podem te ajudar de verdade.

Então, neste post você verá os suplementos com maior eficácia e que podem te ajudar a ter um melhor desempenho. Além disso, você verá alguns dos suplementos mais comuns.

Mas não se esqueça, assim como em qualquer esporte, é necessário que você possua uma dieta adequada aos seus objetivos. Assim como, um treino que te ajude a evoluir.


Índice

Suplementos para corredores

1. Carboidratos em pó e em gel

2 . Proteína em pó

3. Cafeína

4. Taurina

5. Glutamina

6. Cápsulas de sal

7. Creatina

Concluindo


Suplementos para corredores

1. Carboidratos em pó e em gel

Este tipo de suplemento é bastante utilizado durante o treino ou competição, pois ajuda a manter os níveis de energia e desempenho. Além disso, é uma boa opção após a atividade física para repor os estoques de energia rapidamente.

Isto é especialmente importante caso você vá praticar mais de uma sessão de atividade física no mesmo dia. Além disso, outra vantagem é seu fácil consumo e absorção.

Desta forma, como após atividade física intensa pode ocorrer uma aversão à alimentos em um primeiro momento, os suplementos são boas opções para fornecer determinados nutrientes para o corpo.

Algumas opções de carboidratos disponíveis são: dextrose, maltodextrina, waxy maixe, palatinose. Além dos próprios sachês de carboidrato em gel, que são uma forma bastante prática de levar o suplemento em uma corrida, por exemplo.

Estes sachês além de fornecer carboidratos, também podem ter cafeína, aminoácidos, vitaminas e minerais.

Saiba mais sobre corrida e quais são os principais cuidados com a alimentação você deve ter.

2. Proteína em pó

Os suplementos proteicos em pó são uma ótima opção após a atividade, pois é uma forma bastante prática e saborosa de consumir aminoácidos essenciais.

Estes aminoácidos são fundamentais para uma boa recuperação muscular. Além disso, irão auxiliar no longo prazo para uma melhor performance quando associado a uma dieta e treino específicos ao seu objetivo.

Há diversas opções de fontes proteicas destes suplementos, como por exemplo: proteína do leite, da carne, do ovo, ervilha, soja e do arroz.

3. Cafeína

A cafeína é um dos suplementos para corredores mais populares e usados pelos mais diferentes públicos como estimulante. Atua no sistema nervoso central, deixando você mais alerta e aumentando a concentração. Além disso, diminui a percepção de esforço, permitindo que você desempenhe mais na atividade física.

A cafeína também auxilia na mobilização de gordura do seu corpo para ser utilizada como fonte energética durante a atividade física de longa duração. Assim, poupando glicogênio (reservas de carboidrato).

Entretanto é importante ressaltar que a cafeína deve ser utilizada em doses seguras. Então, o ideal é começar com doses baixas para ver como seu corpo responde. E, aos poucos, aumentar a dose se necessário.

Altas doses podem atrapalhar o seu desempenho, além de outras complicações, como por exemplo: taquicardia, tremor, tontura, náusea e insônia.

O corpo, com o passar do tempo, pode criar certa tolerância aos seus efeitos. Portanto, quando isto ocorrer, recomenda-se que você fique um período sem utilizar.

Desta forma, muitos competidores acabam utilizando a cafeína somente no dia das competições para tirar o máximo de proveito.

4. Taurina

A taurina é um aminoácido que normalmente está presente em bebidas energéticas. Possui, por exemplo, a capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo e a oxigenação do tecido cardíaco.

Além disso, possui ação antioxidante e pode auxiliar na redução da fadiga e diminuir o dano ao tecido muscular. A suplementação costuma ser feita antes do treino, entre 500 – 3000mg.

5. Glutamina

A glutamina é um aminoácido presente em abundância no corpo. Porém, em situações de grande esforço físico pode estar diminuída.

Assim, sua suplementação pode ser benéfica para fortalecer o sistema imunológico. Pois serve como energia para as células do intestino, melhorando sua função de barreira contra microrganismos prejudiciais.

Confirma aqui como se preparar para provas de corrida!

6. Cápsulas de sal

Estas cápsulas são suplementos para corredores que fornecem mineiras importantes perdidos no suor. Como por exemplo: sódio, potássio e magnésio.

É importante controlar estes mineiras pois uma queda nas suas concentrações pode prejudicar seu empenho, causar desconfortos intestinais, câimbras e dores de cabeça, por exemplo.

Outro benefício é a ajudar na absorção de água e estimular o consumo de líquidos.

7. Creatina

A cretina é um dos suplementos com maior comprovação científica de seus benefícios na prática esportiva. É de grande auxílio do aumento da força e explosão muscular.

Sendo assim, é um suplemento interessante para quem pratica corrida de alta intensidade e curta duração. Tiros de 100m, por exemplo.

E se você quer obter os benefícios deste suplemento é importante tomá-lo todos os dias, pois é necessário aumentar os níveis de creatina no corpo. Não é um suplemento que possui efeito imediatamente após sua ingestão.

Para finalizar é importante ressaltar que nenhum suplemento irá trazer grandes benefícios se a sua dieta não estiver em sintonia com o seu treino. Os suplementos virão de forma a complementar sua alimentação para melhorar ainda mais o seu desempenho.

Temos um excelente post que você pode saber mais sobre como organizar sua alimentação para melhorar seus resultados.

Concluindo

  • Apesar da grande variedade de suplementos para corrida existem no mercado, nem todos valem o investimento.
  • Dentre os melhores e com maior comprovação de seus benefícios estão os suplementos de carboidratos, proteínas, cafeína, taurina, glutamina, cápsulas de sal e creatina.
  • Os suplementos de carboidratos são formas práticas de se consumir carboidratos de rápida absorção. Desta forma repondo as energias e auxiliando na manutenção do desempenho durante a atividade física.
  • Os suplementos de proteínas são bastante importantes na recuperação muscular.
  • A cafeína é um ótimo estimulante, assim, ajudando no desempenho e redução da percepção da fadiga.
  • A taurina auxilia na melhora do fluxo sanguíneo e possui ação antioxidante.
  • A glutamina pode auxiliar na melhora da imunidade em pessoas que praticam atividade física intensa.
  • Cápsulas de sal ajudam a repor minerais, assim, evitando complicações durante a corrida.
  • A creatina pode ser de grande valia para praticantes de corrida de alta intensidade e curta duração.

Caio Fernandes – Estagiário de nutrição

Tainá Carvalho – Nutricionista | CRN 34890

NOTA SOBRE A AUTORA:

A Nutricionista Tainá Carvalho é Nutricionista Esportiva com formação pela USP – Universidade de São Paulo, possui especialização em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela EEFE-USP, Possui Especialização em Fitoterapia, especialização em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM – IPq/HCFMUSP foi Nutricionista da Equipe de Vôlei Feminino do SESI-SP.