A gestação é um momento em que são necessários muitos cuidados especiais, sendo um deles a alimentação. Neste período, ocorrem alterações na fisiologia e em vários sistemas do organismo da mulher. Isso porque o feto passa a ser privilegiado. Por isso, é preciso adequar a dieta para gestante. Os cuidados na dieta para gestante podem garantir uma boa formação do feto, e prevenir o ganho de peso excessivo da mãe.

Ganho de peso na gestação

A necessidade calórica é aumentada na gestação. A gestante precisa de mais energia no segundo e terceiro trimestres. No entanto,  se a gestante estava acima do peso antes de engravidar, este incremento calórico é menor, quando comparado com uma gestante que engravidou no seu peso saudável. Para ter um bom controle do ganho de peso durante a gestação, é interessante a gestante pesar-se semanalmente. Nem sempre ocorre o ganho de peso no primeiro trimestre. Algumas gestantes chegam a perder peso neste período por conta dos enjoos. A perda de até  3 kg é aceitável. Caso a gestante perca mais do que isso, é preciso um acompanhamento profissional de perto. Um nutricionista pode avaliar e corrigir as deficiências nutricionais. Em média, a gestante que engravidou com peso saudável, deve ganhar 300g de peso por semana a partir do 2º trimestre.

Efeitos colaterais na gravidez

Os enjoos e náuseas  são normais no primeiro trimestre. Por isso, o apetite da gestante pode ser menor no início da gravidez. Ocorre diminuição da sensibilidade ao paladar. Deve-se consumir alimentos pobres em gordura para minimizar os sintomas. Fracionar a alimentação em intervalos frequentes de 2 a 3 horas também pode ajudar a aliviar os enjoos. Além disso, fracionar as refeições ajuda  a gestante conseguir consumir as necessidades de alimentos diárias.

Dieta para gestante

No que diz respeito às vitaminas e minerais, é preciso atenção ao ácido fólico. O ácido fólico deve ser suplementado no primeiro trimestre, pois é essencial para formação do tubo neural do feto. Caso você a mulher esteja planejando a gravidez, o ideal é começar a suplementação de ácido fólico antes mesmo de engravidar.
As recomendações de cálcio e vitamina D, são as mesmas para as mulheres não gestantes. É possível atingir as necessidades de cálcio com 3 a 4 porções diárias de leite e derivados (Ex.: 1 copo 250 ml de leite, 1 fatia 40 g queijo, 1 unidade de iogurte), e para alcançar as necessidades de vitamina D, é preciso exposição solar regular. Caso você não consiga consumir estas quantidades ou esteja com deficiência de vitamina D e não consegue tomar sol, é recomendável a suplementação. Além disso, é preciso ficar atento ao consumo de ferro, pois algumas gestantes podem apresentar anemia, que deve ser tratada com suplementação e alimentação.
Além disso, é preciso ter um consumo diário de fibras adequado (28g), assim como um bom consumo de água, pois é muito comum prisão de ventre na gestação, e tende a se agravar após a 20ª semana.

Uso de adoçantes

É recomendável ter cautela com o uso de adoçantes, sendo que o sucralose ou estévia podem ser utilizados. A ajuda de um profissional é fundamental para o acompanhamento saudável da gestante e do bebê.