Benefícios da chia, por que consumir?

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios da chia não é mesmo? A chia é uma planta nativa da região centro oeste do México até o norte da Guatemala. Suas sementes foram amplamente utilizadas por tribos astecas, principalmente como alimento, na medicina e também para a fabricação de tintas. Caracterizada por uma semente pequena de forma oval e pode apresentar cores variadas como cinzas, brancas e pretas.

O uso da chia pode ser na forma de farinha de sementes, mucilagem, óleo. É uma boa fonte de proteínas, fibras e minerais. Além disso, a semente e óleo de chia contém um conjunto rico de antioxidantes naturais, aminoácidos essenciais, potássio, cálcio e ômega 3. A presença desses ácidos graxos na dieta garante uma diminuição da ocorrência de doenças cardiovascular e auxilia na perda de peso.

A chia também pode atuar na sensação de saciedade em função de seu conteúdo de fibras. Isso porque ocorre formação de uma matriz viscosa de gel, diminuindo o esvaziamento gástrico e prolongando a circulação de nutrientes. Dessa forma, pode auxiliar no emagrecimento.

 

colher de madeira com semente de chia, benefícios da chia

Composição da semente de chia

Composição Nutricional da semente de Chia

A chia contém carboidrato, sendo 80% deste carboidrato constituído pelas fibras. A chia contém 34% de gordura, sendo a maior parte de ácidos graxos poli-insaturados, ácido alfa linolênico (ômega-3) e ácido linoleico (Ômega-6). Esses compostos auxiliam na função imunológica e  atuam na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, participam de diversos processos metabólicos e fisiológicos no organismo, favorecendo o controle de triglicerídeos no sangue e apresentam propriedade anti-inflamatória. Dentre os benefícios da chia, ela é rica em diversos micros e macronutrientes essenciais para saúde. Por exemplo, em 100g da semente de chia temos o equivalente 456 mg de cálcio, que corresponde a cerca de 1/3 das necessidades diárias deste mineral.

Proteínas

A chi é uma boa fonte de proteína vegetal, formada por peptídeos biologicamente ativos. Em comparação com outros alimentos vegetais, pode contribuir bastante em dietas vegetarianas. O percentual de proteínas (19%-23%) da semente de chia, semelhante ao da lentilha (23%), ervilha (25%) e grão de bico (21%).

Fibra Alimentar

Alta quantidade de fibras da semente de chia (34,6%) pode aumentar a saciedade e diminuir o consumo de energia. A sua ingestão também tem efeitos benéficos para a superação de fatores de risco associados ao aparecimento de várias doenças crônicas. O consumo de fibras presente na chia está associado a prevenção de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2.

Consumo de chia e emagrecimento

Bebida vermelha com chia

Bebida mista com chia

A semente de chia pode auxiliar no processo de emagrecimento devido a quantidade de fibra alimentar. As fibras quando entram, em contato com a água, formam uma espécie de gel no estômago, isto faz com que a conversão de carboidratos em açúcar seja de forma lenta. Mantendo os níveis de açúcar no sangue.

Consumo de chia e ganho de massa muscular

 

Foto de pão integral com sementes

Pão integral com sementes

A semente de chia além de auxiliar no emagrecimento, também pode contribuir positivamente no ganho de massa muscular. Esta semente possui alto teor de proteína, sendo sua maior parte aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, ferro, zinco, potássio e cobre). O consumo da semente de chia regularmente, auxilia na saúde intestinal, melhorando a absorção de nutrientes, que também auxiliam no ganho de massa muscular.

Como consumir a chia?

A semente de chia pode ser consumida crua junto com iogurte, no cereal, nas saladas ou em bebidas. Pode ser triturada e adicionada em receitas, como pães, torradas, bolos etc. Para atingir uma textura mais gelatinosa, você pode adicionar 1 colher de sopa de semente de chia em 1 copo com água. Essa forma gelatinosa pode ser utilizada no preparo de pudim, mingau e receitas de bolo.

Qual quantidade ideal para ser consumida?

Até uma colher de sopa por dia, é o suficiente, cada colher de sopa possui aproximadamente  55 calorias, 6,2g de fibra, 2,9g de ômega 3 e 0,86g de ômega 6.

A semente de chia pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mercados e supermercados comuns.

Conclusão….

O perfil nutricional da semente de chia pode auxiliar na perda de peso e prevenção de doenças cardiovasculares. A chia também pode apresentar ação no controle na glicemia, prevenir dislipidemia e resistência à insulina. Além disso, é uma boa fonte de proteína vegetal, formada por peptídeos biologicamente ativos. Estes peptídeos podem apresentar ação imunomodulatória, antimicrobiana, antitrombótica, anti-hipertensiva e antioxidante.

 

Clínica de Nutrição Tainá Carvalho