O tomate é considerado um superalimento. Isso porque os benefícios do tomate são diversos. É um vegetal muito consumido, mas poucos conhecem suas qualidades. Dentre suas propriedades, o tomate tem ação antioxidante, e pode fazer parte de uma dieta detox.

Benefícios do tomate

O tomate é um alimento rico em licopeno, que é um fitonutriente com propriedades antioxidantes que oferece diversos benefícios à saúde. Esta substância é responsável por dar cor avermelhada a este vegetal. Além do tomate, pode ser encontrada em uma série de frutas e vegetais, como por exemplo, melancia, pimenta vermelha, cenoura, ou mamão.

Ação antioxidante

As substâncias antioxidantes são capazes de prevenir a ação nociva dos radicais livres. Os radicais livres são toxinas, que quando estão em excesso no organismo podem prejudicar a função de diversas células e tecidos, provocando diversas doenças. Dentre os componentes que provocam aumento destas toxinas no organismo temos os pesticidas, utilizados na agricultura, e o glutamato monossódico, presente nos alimentos ultra processados. A poluição e o sedentarismo também são fatores que contribuem na produção de radicais livres.

Prevenção de doenças

Diversas pesquisas mostram associação do licopeno, presente no tomate, com a prevenção de doenças. Dentre elas, as doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, catarata, candidíase, doenças neurológicas. Além disso, o licopeno pode contribuir com a manutenção da saúde óssea.
A maior concentração de licopeno é encontrada no molho de tomate. Por isso esta preparação é muito rica, e pode fazer parte de diversas receitas culinárias. O suco de tomate e a sopa de tomate também são excelentes fontes de licopeno na dieta.

Tomate emagrece?

O licopeno presente no tomate é capaz de ajudar no emagrecimento de forma indireta. Por ter propriedade antioxidante, o licopeno melhora a funcionalidade das células e desta forma pode ajudar na queima de gordura. Mas lembre-se que o emagrecimento depende de diversos outros fatores.

Por Nutricionista Esportivo Tainá Carvalho