Você provavelmente já ouviu falar de treinamento funcional. Mas será que treino funcional emagrece?
Treino funcional emagrece?
Qualquer exercício físico que gaste mais calorias do que são ingeridas, irá proporcionar emagrecimento. O treinamento funcional é uma modalidade de atividade física que pode atingir alto gasto calórico. Ele favorece para que o metabolismo fique mais elevado no pós treino por horas. Isso resulta em um gasto calórico mais alto que o normal, mesmo após cessada a atividade física.
O que é o treino funcional?
O treinamento funcional consiste em exercícios que trabalham muitos grupos musculares ao mesmo tempo. Alguns exercícios utilizam apenas o peso do próprio corpo. Além disso, os exercícios do treino funcional podem ou não utilizar acessórios, tais como bolas, cintos, halteres, barras, kettlebell, cones, cordas, elásticos, caixas de salto e pneus.
O nome em si, treinamento funcional, vem de, atividades que executamos constante e diariamente, e que são muito utilizadas nas aulas. Alguns exemplos são: agachar, subir e descer degraus, correr ou caminhar sobre obstáculos e empurrar objetos.
Benefícios do treinamento funcional
Um ponto extremamente positivo do treinamento funcional é que os exercícios exigem grande esforço dos músculos do core (músculo localizados na região do abdômen, lombar e quadril, e são os responsáveis pela sustentação e estabilização da coluna vertebral). Os exercícios do treinamento funcional, além de resultarem em um fortalecimento global do corpo, também beneficiarão o corpo à prevenir lesões e problemas posturais.
O treino funcional pode englobar tanto exercícios e estímulos diferentes. Em uma única aula é possível trabalhar muitas habilidades, tais como:
- sistema cardiorrespiratório
- flexibilidade
- velocidade
- potência
- coordenação motora
- fortalecimento muscular
- equilíbrio
As aulas são dinâmicas e podem ser planejadas para diversos objetivos. Não apenas com a intenção de gastar muitas calorias, mas também podem ser direcionadas para aprimorar movimentos específicos para praticantes de qualquer esporte. É muito comum corredores, saltadores, lutadores e jogadores de diversas modalidades fazerem exercícios funcionais direcionados à melhorarem sua performance.
Principais cuidados no treinamento funcional
Atualmente, nas academias, a boa fama das aulas de treinamento funcional aumentam seu público e estão entre as mais frequentadas. No entanto, é necessário um pouco de cautela antes de aderi-las. Pelo fato de serem aulas de alta intensidade, pessoas sedentárias podem ter muita dificuldade se tentarem acompanhar o mesmo ritmo de alunos que já praticam há algum tempo. Pessoas com problemas cardíacos, posturais, gestantes, qualquer tipo de lesão, devem receber autorização médica antes de iniciar às aulas.
Na maioria dos casos, o treinamento funcional não é proibido. Porém alguns indivíduos podem ter algumas limitações que possam restringir à alguns exercícios específicos e, as aulas em grupo são planejadas para um grupo em geral. O ideal para essas pessoas seria fazer aulas individuais, para que a prescrição dos exercícios seja direcionada ao que eles realmente podem fazer, sem correr nenhum tipo de risco.
Concluindo…
Resumindo e respondendo ao título de maneira objetiva: sim, o treino funcional emagrece! Ele tem um papel bastante eficiente no processo de emagrecimento e, ainda ajuda no ganho de massa muscular, que resulta em um metabolismo basal mais alto, que por sua vez, faz com que a quantidade calórica que o organismo gaste por dia, seja maior!
Entretanto, a ingestão calórica precisa ser menor que o consumo, para que efetivamente a pessoa consiga emagrecer. De nada adianta cansar e suar, se a alimentação está desproporcional ao gasto calórico. Concluindo, o ideal é buscar uma nutricionista e um educador físico. Assim é possível traçar a melhor combinação para que se atinja o objetivo de emagrecer.
Por Jennifer Áquila Personal Trainner
Clínica de Nutrição Esportiva Tainá Carvalho