Será que é  possível ganhar massa muscular rápido? Isto irá depender muito do biotipo e do metabolismo de cada um! Além disso, o quanto você está comprometido com sua dieta e treinamento também terá grande influência.

Então neste artigo você vai saber mais um pouco sobre tudo isto. Fizemos um vídeo para sobre o assunto para você também.

Índice

É possível ganhar massa muscular rápido?

      1. Fique atento a quantidade de alimentos que devem ser consumidos

      2. Faça intervalos mais curtos entre as refeições

      3. Cuidado com a qualidade da sua alimentação

      4. Suplementos podem te ajudar

      5. Tenha alguns cuidados no treino

      6. Descanse!

Concluindo

É possível ganhar massa muscular rápido?

É possível ganhar massa muscular rápido, anatomia do corpo humano, homem agachado, mostrando todos os grupos musculares

É possível ganhar massa muscular rápido

Quando você começa a treinar a motivação e expectativa geralmente são grandes. Isso acontece principalmente quando há maior dedicação nos treinos.

A maioria das pessoas espera que os resultados avancem rápido, mas nem sempre isso acontece! Isso porque cada organismo responde com o ganho de massa muscular de maneiras diferentes.

Para se ter noção dessa variação, já recebi clientes no consultório que ganharam entre 3 a 5 kg de massa muscular no primeiro mês de tratamento, o que é bastante!

Mas, infelizmente, são exceções indivíduos que conseguem ter estes bons resultados! Em média um ganho de 5 kg de massa muscular varia de 3 até 6 meses.

Ao passo que algumas pessoas conseguem ganhar músculos rápido, outras tem grandes dificuldades, e chegam a ganhar no máximo 1 kg em 1 mês. Por isso o tempo em que organismo vai responder, e que os resultados virão é muito variável.

Na realidade, para ter um resultado mais rápido é preciso dar atenção ao tripé essencial: alimentação, treino e descanso.

Por isso, se você quer saber como ganhar massa muscular rápido, dê atenção a estes três pontos!

O ganho de massa muscular é resultante de conquistas diárias, por isso é preciso disciplina e persistência neste processo. Para otimizar seus resultados,  listei algumas dicas valiosas para você ganhar massa muscular.

1. Fique atento a quantidade de alimentos que devem ser consumidos

Corpo masculino sem camisa com um prato de comida com salada e frango grelhado.

Muitos não conseguem ganhar massa muscular porque comem pouco. Por isso, é preciso da ajuda de um profissional para adequar as suas necessidades energéticas diárias.

Isso porque, o consumo insuficiente de calorias, pode limitar seus resultados. São as calorias que dão o que o corpo necessita para conseguir se desenvolver e aumentar a massa muscular.

Entretanto, não basta apenas comer muitas calorias. Os alimentos e os macronutrientes devem ser adequados ao seu metabolismo. Caso contrário você ganhará muita gordura corporal.

2. Faça intervalos mais curtos entre as refeições

Relógio com colheres e garfos nos ponteiros

Ficar muito tempo sem comer estimula a liberação de cortisol, que é um hormônio catabólico.  Se você fica muito tempo sem comer pode acontecer do organismo utilizar o músculo como fonte de energia. Principalmente se você não segue uma dieta adequada ao longo do dia.

Este efeito é indesejado por quem quer ganhar volume muscular. Por isso, é importante alimentar-se em intervalos mais curtos, com cerca de 2 a 3 horas de duração entre as refeições.

Sempre que nos alimentamos o organismo libera insulina, que é um hormônio anabólico, e por isso estimula o ganho de massa muscular. Manter os níveis de insulina mais altos ao longo do dia, pode ajudar a melhorar os resultados.

Mas, vale ressaltar, que a insulina pode favorecer o acúmulo de gordura quando liberada em excesso. Por isso, é importante escolher bem o tipo e quantidade de alimento para cada momento do seu dia. Você verá mais sobre isso a seguir.

3. Cuidado com a qualidade da sua alimentação

Mesa com frutas e verduras, homem no fundo fazendo sinal de positivo com as duas mãos

Não é porque você precisa comer bastante calorias que você deve comer alimentos cheios de açúcar e gorduras ruins. É preciso aumentar o valor calórico do dia com qualidade!

É preciso um equilíbrio entre o consumo de proteínas, carboidratos e gorduras, sendo que a necessidade proteica é maior para os praticantes de musculação. Por isso é preciso uma atenção especial aos alimentos proteicos.

Saiba mais em nosso artigo que fala como a proteína ajuda no ganho de massa muscular.

Mas não é só a proteína que é importante! Os carboidratos são as fontes primordiais de energia para o organismo, e na ausência de carboidratos o organismo quebra os músculos para fornecer energia. Por isso, consumir carboidratos também é fundamental!

Além disso, as vitaminas, minerais e compostos antioxidantes precisam estar presentes, pois ajudam na liberação de hormônios e combatem ação de toxinas, prevenindo lesões.

Dentre os alimentos para ganhar massa muscular, você pode incluir as fontes de proteínas magras como frango, peixe, ovos, e carne vermelha magra. O leite desnatado ou semidesnatado, queijos brancos e iogurte desnatado, também são boas opções para fornecer proteína com redução de gorduras.

Dentre as fontes de carboidratos, as melhores opções são as versões mais naturais como batata-doce, arroz integral, feijão, ervilha, mandioca, mandioquinha, frutas. Já os vegetais são liberados, quanto mais variado melhor!

4. Suplementos podem te ajudar

Suplementos esportivos em prateleiras na loja de suplemento

A suplementação pode ajudar, mas ela deve ser feita de maneira consciente e deve ser indicada por um profissional para que você realmente se beneficie de seus efeitos. Muitas pessoas acabam utilizando um suplemento sem saber exatamente qual sua função. E por muitas vezes, este, poderia ser facilmente obtido com uma alimentação adequada.

Alguns exemplos de suplementos que ajudam no ganho de massa muscular são o whey protein, creatina, maltodextrina.

Além disso, os suplementos ajudam bastante na rotina. Pois são formas práticas de se consumir nutrientes de boa qualidade de forma bastante prática.

Conheça neste outro artigo, quais são os suplementos que podem te ajudar no ganho de massa muscular.

5. Tenha alguns cuidados no treino

Mulher treinando bíceps com personal

Segundo a Jennifer Áquila, personal trainner, a musculação é o exercício que gera maior necessidade de adaptação para hipertrofia.

Ela ressalta que é preciso uma periodização com sobrecarga e tempo de repouso adequados, para prevenir lesões e ter bons resultados!

A Jennifer reforça que “o organismo leva 60 dias para se adaptar à um determinado treino. Depois disso, são necessários novos estímulos para manter uma boa evolução”.

Muitos ficam em dúvida se fazer exercícios aeróbios podem atrapalhar ou não. Os exercícios aeróbios devem ser feitos, pois proporcionam diversos benefícios à saúde.

Mas se o foco é ganho de massa muscular, é melhor realizar o exercício aeróbio após a musculação.

6. Descanse!

Mulher deitada na cama com lençóis brancos se espreguiçando

O músculo precisa de descanso para se recuperar! Na recuperação do treino a alimentação deve ter boa qualidade, ser completa e variada.

Além disso, é preciso algumas horas de sono para a musculatura se restabelecer. Principalmente porque a construção de proteínas musculares acontece principalmente nos períodos de descanso.

Concluindo

  • Se você quer saber se é possível ganhar massa muscular rápido, saiba que o tempo para ganhar massa muscular é muito variável entre os indivíduos. O ganho de 3 a 5 kg de músculos pode variar de 1 até 6 meses, dependendo de cada organismo.
  • É importante ter um cuidado com a quantidade de alimentos consumidos e o tempo de intervalo entre as refeições.
  • É fundamental manter a boa qualidade da alimentação, sendo que os alimentos proteicos e carboidratos devem estar presentes em proporções adequadas para otimizar o ganho de massa muscular.
  • A ingestão de vitaminas, minerais e antioxidantes adequada dá um suporte prevenindo lesões e auxiliando na liberação de hormônios.
  • Alguns suplementos podem ajudar, mas devem ser utilizados com responsabilidade
  • A musculação é a modalidade mais indicada para ganhar massa muscular, e deve ter uma periodização adequada
  • O descanso é fundamental para recuperação e construção de proteínas musculares.

Se a sua dúvida é possível ganhar massa muscular rápido, saiba que este é um processo que vai depender de uma série de fatores, e é preciso trabalhar cada um destes aspectos.

Por Nutricionista Esportiva Tainá Carvalho