10 piores alimentos que você deve evitar para emagrecer
1. Macarrão instantâneo
Este com certeza é um dos campeões de piores alimentos industrializados! É um produto carregado de sódio, gorduras e aditivos químicos. A quantidade de sódio presente no macarrão instantâneo chega a ser 60% acima do limite ideal para saúde. Mesmo que a pessoa não adicione o tempero de saquinho, a própria massa já contém muito sódio. Além disso, uma curiosidade que poucos sabem, a massa do macarrão instantâneo é pré-frita na produção, por isso é extremamente gordurosa. Pode ter certeza que um macarrão tradicional com molho a bolonhesa é infinitamente melhor do que o macarrão instantâneo. Vale a pena gastar uns 15 minutinhos a mais para preparar.
2. Refrigerante e sucos prontos
Que refrigerante é ruim todo mundo já sabe! Mas é importante ter noção da dimensão do problema para entender porque está entre os piores alimentos. Uma lata de refrigerante com 350 ml contém a quantidade de açúcar equivalente a 7 sachês, desses de lanchonete. O pior é que, como os refrigerantes estão disponíveis na forma líquida, o organismo absorve muito fácil. Consequentemente a glicemia sobre de uma vez! Este pico glicêmico muito alto, é um dos grandes responsáveis pelos pneuzinhos no abdômen.
Então se o refrigerante é tão ruim assim, talvez seja melhor trocar por suco enlatado! Esta é uma péssima ideia! Trocar refrigerante por suco pronto é trocar seis por meia dúzia! Os sucos enlatados ou em pó também são cheios de açúcar e pobres em vitaminas e minerais. São produtos que fornecem calorias vazias.
O suco de frutas natural é muito melhor do que as bebidas prontas, pois contém somente o açúcar natural das frutas, e são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas ainda assim, se você quer emagrecer, considere controlar a quantidade dos sucos! Se você tomar em excesso também podem contribuir com o ganho de peso.
3. Barra de cereais
É muito comum as pessoas quando querem comer de maneira mais saudável levarem barrinhas de cereais para consumir nos lanches. Infelizmente, essa não é uma boa escolha! Apesar dessa carinha de alimento mais natural, as barrinhas de cereais também são adicionadas de bastante açúcar.
Se você olhar na lista de ingredientes, você vai encontrar nomes como: xarope de glicose, açúcar, mel, glucose, maltodextrina, cobertura de chocolate. Todos estes ingredientes são a mesma coisa que açúcar. Veja que glucose ou xarope de glicose são sempre um dos primeiros ingredientes da lista. Isso é ruim porque a lista está descrita em forma decrescente, ou seja, sempre começa com o ingrediente que tem em maior quantidade no produto. Dessa forma, se a barrinha tem xarope de glicose lá no início da lista, quer dizer que tem mais açúcar na barrinha de cereal do que qualquer outra coisa.
Definitivamente não vale a pena, e por isso elas fazem parte da lista dos piores alimentos que existem.
4. Pão branco
O pãozinho branco ou pão francês é um dos alimentos mais consumidos no café da manhã do brasileiro. A maior parte da sua composição é farinha de trigo branca e açúcar. Na produção das farinhas brancas, muitas vitaminas e minerais do trigo são perdidas no processamento. Por isso é um alimento pobre em nutrientes. Quando o foco é emagrecimento, também não é a melhor alternativa.
Os produtos ricos em farinhas brancas são digeridos com facilidade pelo organismo. No processo de digestão, a absorção destes alimentos é muito rápida, elevando rapidamente a glicose no sangue. Como mencionado acima, quando o pico glicêmico é mais alto, a chance do organismo depositar gordura no corpo é muito maior. Por isso a chance da pessoa engordar comendo estes alimentos, é muito maior! Esta característica de absorção rápida é mensurada através do índice glicêmico dos alimentos. O pão branco, farinha branca, arroz branco, são todos alimentos com alto índice glicêmico, e por isso atrapalham o emagrecimento.
As melhores opções são as versões integrais, pois além da absorção pelo organismo ser mais lenta, eles são capazes de fornecer mais vitaminas, minerais e fibras.
5. Bolos prontos e biscoitos recheados
Os bolos prontos e biscoitos recheados estão entre os piores alimentos pois também são cheios de farinha branca e açúcar, então como mencionado no item anterior, podem contribuir com o ganho de peso. Mas além disso, eles também são adicionados de muita gordura, principalmente a gordura saturada. Este tipo de gordura é a principal responsável pelo aumento do colesterol sanguíneo, e o seu consumo em excesso está relacionado com a incidência de doenças do coração.
Alguns destes produtos também apresentam gorduras trans. Este tipo de gordura é ainda pior que a gordura saturada, pois além de aumentar o colesterol ruim, é capaz de diminuir o colesterol protetor. Por isso fique longe destes produtos. Dê preferência para preparações caseiras ou alimentos mais naturais como as frutas, por exemplo.
6. Sorvete de massa
O sorvete de massa é uma das sobremesas preferidas por muitos! Eles tem sabor extremamente atrativo, mas isso acontece às custas de adição grande de açúcar e gordura. Por consequência são alimentos extremamente calóricos. Para se ter uma noção, 1 bola de sorvete tradicional napolitano tem a quantidade de calorias de 1 pãozinho francês aproximadamente. Eu me pergunto, quem consegue consumir apenas 1 bola de sorvete? Se você quer emagrecer e cuidar da sua saúde, o melhor a fazer é evitar!
Isso não quer dizer que você deve excluir o sorvete da sua vida, mas em um processo de emagrecimento é preciso abrir mão do consumo frequente de alguns alimentos. É válido matar a vontade de vez em quando, mas quando isso acontecer, o ideal é não ultrapassar a porção de 1 bola de sorvete. Outra opção é preferir o picolé de frutas, pois tem bem menos gorduras do que os sorvetes de massa.
7. Pizza
As pizzas são as campeãs das comidas delivery no final de semana! Existem diversos tipos de sabores, mas de maneira geral, os mais populares são cheios de gordura e sódio. Pizzas como calabresa, portuguesa, quatro queijos, pepperoni são as mais calóricas.
Mas a boa notícia é que é possível fazer uma pizza com recheios mais saudáveis! Existem pizzarias que oferecem pizzas com massa integral e sabores mais leves como as pizzas que contém vegetais e queijos mais magros. Com certeza são opções melhores para diversificar as refeições no final de semana!
8. Salsicha e nuggets
A salsicha e o nuggets com certeza estão dentro dos piores alimentos que existem! A indústria utiliza as partes menos privilegiadas da carne de frango ou de porco, que são processadas tudo junto com mais gordura, sal, e diversos aditivos químicos capazes de deixar estes produtos com sabor atrativo ao nosso paladar. Estes alimentos devem ser excluídos da sua rotina por diversos motivos:
- Contribuem para o ganho de peso, por serem extremamente calóricos
- Aumentam o risco de doenças do coração, pois apresentam gordura saturada e sódio em excesso
- Aumentam o risco para alguns tipos de câncer, em função da quantidade excessiva de aditivos químicos para dar cor, sabor e melhorar a textura do produto
Prefira sempre as carnes frescas!
9. Bebidas alcoólicas
O etanol em si é capaz de fornecer mais calorias por grama do que os carboidratos e proteínas. O etanol fornece 7 kcal por grama, já os carboidratos e proteínas fornecem 4 kcal por grama. O problema do consumo de álcool no controle de peso e saúde só existe quando o consumo é excessivo. Também usando o pão francês como exemplo, 1 lata de cerveja contém o valor calórico de 1 pão francês. A partir daí dá pra ter noção do tamanho do estrago quando você passa o dia bebendo em um churrasco, ou vira quando vira a noite bebendo em uma balada.
O consumo controlado não prejudica a saúde. Considera-se o consumo controlado como 1 lata de cerveja, 1 dose de destilados ou 1 taça de vinho para as mulheres. Para os homens é permitido consumir o dobro disso. Para o emagrecimento, quanto menos melhor e mais rápido será seu resultado.
10. Café
O café propriamente dito pode até contribuir com a perda de peso, uma vez que a cafeína presente em sua composição tem efeito termogênico no organismo. O problema é a adição de açúcar no café e o consumo excessivo. É muito comum pessoas que são viciadas em café, e consomem várias xícaras de café por dia. Imagine a quantidade de açúcar que uma pessoa pode consumir no dia se tomar 5 a 6 cafezinhos adoçados com açúcar. Por isso, considere diminuir a quantidade de café ou até aprender a apreciar o sabor mais amargo. Muitos acabam acostumando!
Concluindo…
Estes foram os 10 piores alimentos que você deve evitar se você faz dieta para emagrecer ou manter uma boa saúde!
Concordo plenamente com tudo dr